herica

Instrutor de Mindfulness: Como Encontrar e Escolher o seu?

Tópicos do artigo

O instrutor de mindfulness é um guia para quem gosta e quer saber mais sobre esse tipo de meditação que só cresce no Brasil e no mundo todo.

De fato, todos nós precisamos de boas referências para modelarmos, ou seja, é necessário aprender com o outro para que possamos crescer mental e também espiritualmente.

Nesse sentido, a crescente procura por mindfulness, graças aos seus inúmeros benefícios, tanto para empresas como também individualmente, faz com que seja interessante lançarmos luz sobre como trabalha, como escolher e qual a forma de encontrar um instrutor de mindfulness.

Por isso, fique com a gente até o final do artigo e tenha uma excelente leitura!

Cresce a procura por um instrutor de mindfulness

Em primeiro lugar, é necessário entender o porquê tantas e tantas pessoas estão buscando saber mais sobre a meditação mindfulness.

Diante do contexto da nossa sociedade atual, cada vez mais vidas estão sofrendo os impactos do estresse, ansiedade e frustrações.

Assim, em alguns casos, tais angústias, quando se tornam rotineiras, podem deflagrar uma série de transtornos da mente como, por exemplo:

  • Síndrome de Burnout;
  • Transtorno do Pânico;
  • Transtorno de Ansiedade Generalizada;
  • Fobia Social;
  • Depressão.

De fato, quando alguém está em sofrimento psíquico todo o corpo sofre, uma vez que mente, corpo e espírito estão de forma misteriosa conectados.

Mas, o quadro de dificuldades por conta do estresse e seus derivados está em uma crescente nos últimos anos.

Isso se deve, principalmente, pelas alterações causadas pela pandemia. Muitos, infelizmente, perderam seus empregos, não puderam ter interações sociais com seus amigos e, o mais triste, muitos perderam vidas amadas para a COVID-19.

Então, é necessário olhar com toda a sensibilidade para esse contexto de saúde mental difícil que se presencia hoje, buscando as ferramentas necessárias para tratar e prevenir o surgimento de transtornos da mente que podem até mesmo incapacitar uma vida para a realização de suas atividades do dia a dia.

Nesse viés, as buscas por um professor de mindfulness que possa ajudar de maneira individual as pessoas a conquistarem uma melhor saúde mental dispararam nos últimos 2 anos.

De acordo com o Google Trends, empresa que faz a análise de pesquisas nesse buscador, a busca por termos relacionados ao mindfulness cresceu por volta de 4000% em 2020.

Isso deixar muito claro que é preciso facilitar o acesso de cada pessoa a um instrutor que a oriente durante todo o processo de meditação.

Por que procurar um instrutor de mindfulness?

Embora meditar possa parecer uma prática inofensiva, sem riscos, não é exatamente assim.

Afinal, apesar da meditação não envolver de forma predominante uma questão física, abarca com profundidade o ser humano como um todo, em seus aspectos:

  • Mentais;
  • Emocionais;
  • Biológicos;
  • Espirituais.

De fato, todo esse processo mexe muito o ser, podendo causar reverberações psíquicas fortes.

Ou seja, é importante que haja a presença de um instrutor de mindfulness justamente para orientar que toda essa força que deriva do processo da meditação mindfulness seja direcionada para aquilo que cada pessoa mais precisa.

Te convido a refletir um pouco sobre a seguinte situação: o professor de mindfulness é um professor da “academia da mente”.

É bem claro, para a maior parte das pessoas, a importância de se procurar por uma orientação de um profissional da educação física a fim de realizar os exercícios de forma segura e eficaz.

Nesse sentido, com um instrutor de mindfulness não é nada diferente, uma vez que ele irá personalizar a meditação para gerar os melhores resultados para um determinado grupo ou pessoa.

Como escolher um professor de mindfulness?

Qual é o ponto mais importante a ser buscado quando se escolhe por um professor de mindfulness?

Em primeiro lugar, com certeza é preciso saber qual foi a formação do profissional.

Há uma série de cursos reconhecidos de instituições sérias que oferecem um treinamento completo para aqueles que querem se tornar instrutores de mindfulness.

Tais formações duram ao menos 1 ano e capacitam o aluno a orientar pessoas na prática da meditação mindfulness.

Na sequência, é crucial observar se o professor tem formação para trabalhar com o grupo de pessoas específico ao qual está sendo dirigido.

Por exemplo, as abordagens do mindfulness corporativo são diferentes das praticadas em outros contextos como, por exemplo, do mindfulness voltado ao tratamento de depressão.

Sendo assim, a prática da instrução envolve o direcionamento personalizado para cada nicho de atuação.

Outro ponto importantíssimo a ser observado no momento de escolher o seu professor, sobretudo quando se trata do acompanhamento individual, é se sentir bem com as meditações e o tipo de programa proposto.

Afinal, cada um de nós temos uma personalidade que pode se sentir mais confortável com um ou outro profissional. Fique à vontade para escolher o profissional com o qual você mais se sinta bem.

Onde encontrar um instrutor de mindfulness?

Por fim, agora que você já sabe por que escolher e como escolher o seu instrutor de mindfulness, chegou a hora de descobrir onde encontrá-lo!

Aqui na Onemind, a nossa instrutora-mãe é a Herica Ponsiana.

Com um currículo vasto, Hérica possui inúmeras formações como professora e facilitadora desse processo meditativo, entre elas:

  • Trainer de Mindfulness e Meditação pela MTi;
  • Especialização em Mindfulness e Neurociência pela PUC;
  • Já participou de mais de 5 retiros de silêncio Brasil e Índia;
  • Psicoterapeuta Transpessoal.

Nós oferecemos serviços de instrução tanto com programas individuais como também por meio de formações dentro das empresas.

Conheça mais sobre os nossos cursos aqui!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email