mindfulness_corporativo_pessoas

Mindfulness Corporativo: Trabalho Consciente e Atenção Plena

Tópicos do artigo

O mindfulness corporativo é uma verdadeira luz para a escuridão que pode surgir da inconsciência.

Afinal, quando agimos com atenção plena, seja no trabalho ou em qualquer outra circunstância da vida, nos encontramos com nós mesmos.

Ou seja, o mindfulness corporativo é uma prática que vai além do estar mais consciente do aqui e agora, uma vez que permite uma atenção plena com a essência pessoal de cada um.

São inúmeros os benefícios de implementar as técnicas de mindfulness dentro das empresas e, ao longo deste artigo, iremos falar um pouco sobre isso e também sobre como funciona o caminho para a realização de um trabalho mais consciente.

Vem com a gente e tenha uma excelente leitura!

A história do mindfulness corporativo

De fato, o mindfulness como ciência pode ser considerada uma prática recente da humanidade.

No entanto, a prática da meditação é, como se sabe, milenar.

E nada persiste por tanto tempo sem que não haja um amparo sólido para justificar essa prática.

Nesse sentido, a meditação passa pelo crivo do tempo uma vez que possui o potencial de conexão do ser humano consigo mesmo.

Esses impactos profundos que a meditação tem na vida humana fizeram com que a prática se disseminasse pouco a pouco para o mundo ocidental.

Assim sendo, com o passar dos anos e desenvolvimento da sociedade científica, equipes de pesquisa começaram a olhar para a prática da meditação a fim de descobrir como essa prática interfere tanto no ser humano.

Foi então que se identificou mudanças cerebrais que acontecem em praticantes assíduos da meditação, o que confere a eles, uma maior expectativa de vida!

Tais “modelagens” do cérebro permite com que cada pessoa tenha menos ansiedade e estresse no dia a dia e,

Um pioneiro líder em mindfulness corporativo é Jon Kabat-Zinn, que facilitou sua democratização ao projetar um programa chamado Mindfulness-based Stress Reduction.

Diante disso, grandes empresas no Brasil e no mundo estão tomando consciência da importância do mindfulness corporativo. Algumas dos negócios que implementam essa prática em suas atividades são:

  • Bosch;
  • Google;
  • Banco do Brasil;
  • Drogaria São Paulo;

Vamos ver um pouco mais sobre os benefícios de desenvolver a atenção plena dentro das empresas.

Os impactos de uma mente atenta: contextualizando o mindfulness corporativo

Sem dúvidas, os depoimentos das lideranças corporativas acerca do mindfulness mostram que a prática gera bons frutos.

Por exemplo, de acordo com Petra Martin, responsável pelo desenvolvimento de liderança na Bosch Automotive Electronics:

“Mindfulness é uma alavanca essencial para mudar de uma cultura de controle para uma cultura de confiança. A comunicação mudou fundamentalmente desde que introduzimos nosso treinamento de conscientização para mais de 1.000 líderes na organização. ”

Mas o mindfulness vai além da meditação convencional, uma vez que permite exercitar uma característica crucial para o bom trabalho dentro das empresas: o não julgamento.

Muitas vezes, é comum que os colaboradores se vejam distraídos por questões alheias ao seu controle.

Pode ser, por exemplo, que haja um grupo de funcionários conversando próximo ao seu local de trabalho, pode ser ser que haja um buzinaço em frente ao prédio corporativo.

Seja lá qual for o motivo da distração, é uma tendência que algumas pessoas têm de procurar “o culpado” ou “os culpados” por tudo aquilo.

Embora esse seja um movimento comum, ele não é nada saudável, uma vez que promove a desunião entre os colaboradores de uma empresa e não cria uma mentalidade calcada da autorresponsabilidade.

Ou seja, o mindfulness corporativo age no âmago de grande parte dos conflitos empresariais, já que ajuda os funcionários a não julgar nem a si nem aos outros ao redor.

Isso faz com que cada um deles possa realizar suas atividades laborais com mais paz, tranquilidade e eficiência.

Além disso, um dos impactos mais fortes do mindfulness corporativo se dá na melhora da atenção.

Podemos dizer, com segurança, que vivemos em uma sociedade distraída hoje em dia.

Até porque o uso de redes sociais e de aparelhos eletrônicos expõem as pessoas a um número gigantesco de informações todos os dias.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Harvard mostra que as pessoas hoje estão desatentas em 47% do tempo em que estão acordadas.

É justamente trazendo mais consciência aos atos corriqueiros que a meditação mindfulness suscita tantos efeitos positivos sobre a atenção e foco das pessoas que realizam as sessões.

Atenção que promove a cura em empresas

Não é nada clichê dizer que o mindfulness corporativo tem o potencial de promover tanto a cura mental, como também a cura financeira/econômica dentro das empresas.

Afinal, quanto mais atentos os colaboradores estiverem em relação às suas responsabilidades, às suas ferramentas de trabalho, melhor será o desempenho deles.

Ao mesmo tempo, essa melhora na qualidade do trabalho faz com que a satisfação dos colaboradores com o expediente laboral aumente de forma considerável.

No entanto, as melhoras na produtividade se tornam secundárias próximas aos ganhos que se tem com a saúde através da prática regular do mindfulness dentro das empresas.

Uma vida com mais atenção é, como foi dito no início deste artigo, é uma vida mais conectada com a essência pessoal.

De fato, não há nada que traz mais felicidade que estar em plena união consigo mesmo, caminhando na trilha da existência de forma plenamente autêntica.

Assim, nós da Onemind temos como propósito a criação de ambientes de trabalho mais saudáveis e funcionais através do mindfulness corporativo.

Conheça os nossos serviços in company clicando aqui!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email