mulher_em_mindfulness

Mindfulness nas empresas: impactos internos e externos

Tópicos do artigo

O mindfulness nas empresas é uma prática que ganha cada vez mais força hoje em dia.

Mas os impactos da meditação com atenção plena transcendem o meio corporativo.
Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre como o mindfulness corporativo melhora a qualidade de vida dentro e fora das empresas.

Tenha uma excelente leitura!

Como o mindfulness nas empresas é uma fonte de união?

No contexto que vivemos hoje, por conta da pandemia da COVID-19, ainda há muita preocupação sobre o contato presencial entre pessoas.

Assim, muitas empresas ainda optam pelo regime de trabalho em home office.

Embora tal modelo seja funcional e alguns colaboradores até o prefiram em relação à forma presencial de trabalho, é preciso estar atento ao isolamento que o trabalho em casa pode causar.
Nós seres humanos somos seres sociais, ou seja, que necessitam do contato com outras pessoas para vivermos melhor.

Nesse sentido, estar muito tempo em casa, sem ver ou conversar com outras pessoas, pode prejudicar a saúde mental, física e espiritual.
O mindfulness nas empresas surge como uma maneira de estimular não só o controle da ansiedade, das angústias do dia a dia, mas também uma forma de unir os colaboradores em prol de um mesmo propósito: a qualidade de vida.

Tal estímulo à interação humana é reforçado por Sri Mata Amritanandamayi Devi, grande humanitarista do nosso tempo, que diz:

“Não podemos pensar no nosso mundo como apenas ilhas isoladas. Temos que entender e apreciar a unidade de todas as nações e agir como um só. Cada país é uma pétala da flor mundial. Se mesmo uma pétala for atacada por uma minhoca, ela logo afetará toda a flor. Estamos vendo tal situação agora. Será necessário um esforço sincero e a atitude positiva das pessoas de todas as partes do mundo para garantir que esta flor-mundo permaneça saudável e bonita. Este é o momento em que o mundo inteiro deve se unir, como filhos de uma mãe, esquecendo todas as diferenças”.

O mindfulness corporativo faz com que a corrente do otimismo, tão cara neste momento que passamos, fortaleça o apoio mútuo entre os colaboradores e também a união de cada indivíduo em prol de um mundo melhor.

Mindfulness nas empresas traz leveza que reverbera no cotidiano

Muitos de nós passamos grande parte do nosso tempo no trabalho.

Isso faz com que, ao encerrar o expediente, alguns ruídos do trabalho ainda persistam em nossa mente por meio de pensamentos ruminantes.
Nesse viés, quanto maior for o nível de estresse e ansiedade sentido no dia a dia laboral, maiores serão os incômodos fora do expediente.

Tal consequência implica em vários aspectos da vida como, por exemplo:

  • Qualidade do sono;
  • Forma como se lida com a família e amigos fora do trabalho;
  • Sensação de esgotamento;
  • Falta de autocuidado, de ter um momento para si próprio;
  • Momentos de lazer não são plenamente aproveitados, pois a pessoa tem dificuldade de “desligar” do trabalho.

Tudo isso faz com que se distancie do seu eu interior, uma vez que as preocupações laborais tomam conta da mente.

Então, como resolver essa situação?

Com a prática regular e orientada do mindfulness nas empresas, é possível sanar boa parte dos problemas que ocorrem dentro da corporação!
À medida que se ganha consciência sobre os desafios dentro do trabalho que mais estão afligindo cada colaborador, pode-se tomar a iniciativa para resolvê-los.

Dessa maneira, cria-se um clima de maior leveza no meio laboral e, ao encerrar a jornada de trabalho, os colaboradores podem viver suas vidas sem estarem conectados com as angústias que antes os incomodavam.

Despertar de uma visão empática do indivíduo

A meditação mindfulness dentro e fora das empresas permite que a sensibilidade fique mais apurada.
Isso começa de forma bem prática: aumentando a percepção sobre o que os 5 sentidos nos transmitem.

Esses exercícios meditativos estimulam a atenção, por exemplo, aos cheiros, percepções táteis, sons do ambiente.
Tudo isso contribui para gerar um estado de atenção plena que é um dos objetivos do mindfulness.

Quando uma pessoa possui maior consciência sobre si, ela está apta para compreender melhor os outros.
Dessa forma, a meditação mindfulness nas empresas estimula não só a empatia e sensibilidade dos funcionários entre si, mas também propõe uma vivência mais empática fora do meio corporativo.

Nesse sentido, de acordo com Vera Saldanha, expoente da Abordagem Integrativa Transpessoal dentro da psicologia, o ser saudável abrange uma série de aspectos que são estimulados com a prática do mindfulness como, por exemplo:

  • Razão;
  • Emoção;
  • Intuição;
  • Sensação;
  • Ética;
  • Valores do ser.

Nosso trabalho com o mindfulness nas empresas envolve sermos facilitadores do caminho de construção do despertar de uma consciência maior, que interfere na saúde individual de forma holística.

Amplie sua consciência

A Onemind conta com programas de treinamento de mindfulness nas empresas cujo maior objetivo é ampliar a consciência dos colaboradores.

No entanto, os benefícios não ficam restritos para o meio corporativo, mas abrangem também a qualidade de vida fora do trabalho.
O mindfulness bebe da fonte milenar da meditação, implementando técnicas com total embasamento científico para a melhora da saúde mental, atingindo resultados como:

  • Redução da ansiedade;
  • Diminuição do estresse;
  • Melhora da concentração.

Tais benefícios tocam o ser como um todo, o que permite resultados duradouros e profundos, dentro e fora do trabalho.

Para saber mais sobre os nossos serviços de mindfulness para empresas, entre em contato com a gente

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email