Descubra seu tipo de personalidade com o Eneagrama

O Eneagrama é um instrumento simples e prático de autoconhecimento e crescimento que permite compreender o que leva as pessoas a agirem aos estímulos do mundo.

O Estudo tem o objetivo de ampliar a percepção de si mesmo, sobre suas relações e nos convida a desvendar o mistério de nossa verdadeira identidade para desenvolver as potencialidades, lidar com pontos fracos, inibir as reações automáticas da personalidade e chegar a auto transcendência, cuidando e curando as feridas da alma.

Desta forma, o eneagrama é uma ferramenta que proporciona você identificar os 9 tipos de personalidade presentes nos seres humanos.

O Eneagrama é uma ferramenta poderosa, que pode ser um guia para orientar sua vida e que lhe auxiliará em seu crescimento pessoal, profissional e espiritual.

Seja bem-vindo(a)! Instruções para fazer o teste de personalidade:

Este teste foi gentilmente cedido pelo Nicolai Cursino e foi publicado no seu livro “Eneagrama para Líderes” (Editora Qualitymark, 2013) Nicolai é fundador do Núcleo da Consciência.

1. Você é considerado pela maioria uma pessoa pacífica, que se dá bem com quase todo mundo. É fácil para você ouvir as pessoas e ser simpático, mesmo com aquelas que acabou de conhecer. Você gosta de bater papo e de ser amigável com todos.

2. Você é uma pessoa que prefere tomar decisões na base do consenso. Acha importante ouvir a opinião de todos os envolvidos. Negociar e mediar são habilidades naturais suas. Você não gosta de decisões autoritárias, e esse também não é o seu estilo.

3. Se não toma cuidado, você pode se distrair muito facilmente, mesmo que esteja fazendo uma coisa importante. Se não usa uma agenda de tarefas, você pode muito bem se atrapalhar com as prioridades. Quando as pessoas o interrompem e lhe pedem alguma coisa, é difícil dizer “não”. Muitas vezes, você acaba fazendo as coisas delas antes das suas. Isso faz com que você se sobrecarregue ou se atrapalhe com as suas próprias prioridades.

4. Você aprecia muito o valor do grupo e do trabalho em equipe. Prefere agir em um time a que fazer as coisas isoladamente. Acredita que o mérito da vitória é do grupo como um todo, e não de uma ou outra pessoa. Você se sentiria bem desconfortável se alguém começasse a falar que você é o melhor do grupo e o colocasse em destaque por causa disso.

5. Muitas vezes, você opta por acompanhar as decisões de outras pessoas para não causar problemas ou brigas. Mais importante do que a satisfação de uma vontade pessoal é a harmonia entre as pessoas. Pode ser que alguma vontade sua seja deixada para trás, mais isso não é uma coisa tão importante assim.

6. Você é uma pessoa considerada crítica com os outros e consigo. Também não gosta muito de ser criticado.

7. Você gosta das coisas ordenadas nos seus devidos lugares. A desordem costuma irritá-lo, especialmente se alguém mexe em algo que você arrumou.

8. Você costuma não tolerar muitos os erros (seus e os dos outros). Você costuma se culpar bastante quando erra.

9. Para você não existe trabalho mais ou menos. Ou está bem feito, ou não está. Todo trabalho deve ser entregue com perfeição nos mínimos detalhes.

10. Você costuma se irritar bastante com pessoas irresponsáveis ou descompromissadas. Para você, compromisso é algo muito importante.

11. Você gosta muito de ajudar as outras pessoas, em especial as mais queridas. Frequentemente, você se desdobra bastante para auxiliá-las. Também é comum elogiá-las e falar bem delas.

12. Você cuida tanto de outras pessoas que acaba se esquecendo de cuidar de você mesmo em alguns aspectos. É como se não sobrasse tempo para isso. É muito mais fácil reconhecer as necessidades e fazer as vontades dos outros do que olhar para as suas.

13. É muito difícil falar “não” para alguém próximo que esteja precisando de você. Existe uma preocupação em magoar a pessoa com esse “não” ou com o que ela vai pensar.

14. É difícil para você pedir explicitamente carinho, atenção ou mesmo algum presente para alguém. Você acredita que as pessoas deveriam saber quando está precisando disso. Para você, é natural saber.

15. Você é uma pessoa naturalmente carinhosa e atenciosa, que dá muita importância aos relacionamentos pessoais, mesmo no trabalho. É comum muitas pessoas do serviço se tornarem seus amigos pessoais. E, muitas vezes, você age como conselheiro e confidente para elas.

16. Você considera importante entrar em um jogo para vencer. É comum você se desdobrar para que isso aconteça, pois tem um gosto pela vitória. Para você, é importante ser reconhecido pelas coisas que realiza. Seu foco em resultado é grande.

17. Você costuma impressionar as pessoas por sua grande capacidade de se superar e conquistar resultados de forma rápida. Costuma também conquistar todos os seus objetivos. Suas metas costumam ser audaciosas.

18. Você fala muito bem de si mesmo e de suas próprias qualidades. Não é comum você ficar falando de seus pontos fracos ou fracassos. A imagem de uma pessoa de sucesso é importante para você.

19. Você tem uma grande habilidade para se adaptar em contextos diferentes e até mesmo para se comportar de maneiras diferentes em lugares diferentes – ainda mais se isso for positivo para sua imagem e para suas conquistas nesse diversos meios. Há quem diga que você parece pessoas diferentes em casa, no trabalho, no clube etc.

20. Você é uma pessoa acelerada e, geralmente, não tem paciência com aqueles que considera lentos – especialmente se essa lentidão puder atrapalhar a conquista de uma meta em que você está envolvido ou a sua imagem, de sua equipe ou da empresa.

21. Para você, as coisas que faz na vida, o trabalho que exerce precisam ter um significado maior do que apenas sobrevivência. Fazer as coisas apenas por fazer, seguir rotinas não é com você. Você precisa se sentir valorizado como o ser humano único que é.

22. O seu humor se altera com mais facilidade e velocidade que o das demais pessoas. Pode ser que esteja contente agora e, no minuto seguinte, fique descontente. Às vezes, nem você sabe por que isso acontece.

23. Você não gosta de ser uma pessoa igual às demais. Você aprecia ser diferente em pelo menos alguma coisa. Sente-se especial com isso, e sentir isso é importante para você. Você acaba atraindo a atenção de pessoas por ser diferente, de um jeito ou de outro.

24. Algumas pessoas o consideram um pouco dramático, emocional. De fato, você sente muitas emoções (e pode ou não mostrá-las). Quando elas aparecem, você costuma ficar pensativo em seu mundo. Você geralmente sente que as pessoas compreendem bem isso.

25. É comum você idealizar muito uma situação antes de ela acontecer – uma viagem que ainda não ocorreu ou um relacionamento que ainda não começou. Quando a situação acontece de fato, na maioria das vezes não era tudo aquilo que você sentia que seria. É comum você deixar de querer tão intensamente algo logo depois que o conquista.

26. Você é uma pessoa bastante racional e analítica. Acredita que, para tomar decisões, é fundamental o uso da análise lógica e da inteligência. Acredita que pessoas que são muito emotivas ou exageradas não tomam as melhores decisões.

27. Você aprecia muito ficar um pouco sozinho, todos os dias, para poder pensar sobre as coisas e recarregar suas energias. É comum algumas pessoas dizerem que você está se isolando e que deveria interagir mais. Elas não entendem que, de fato, você se sente bem nesses momentos.

28. Você valoriza muito o conhecimento, a ciência e a informação. De fato, você busca incessantemente o conhecimento, lendo, estudando, pesquisando e pensando. Você admira as pessoas que são inteligentes.

29. Você não gosta de ter o seu espaço invadido sem aviso prévio e fica bastante incomodado quando as pessoas se aproximam demais ou põem a mão em você ao falar. Também não acha necessário que elas falem alto demais ou puxem assuntos fúteis quando não o conhecem.

30. Você gosta de resolver problemas, charadas e quebra-cabeças que o fazem pensar. Também tem curiosidade em saber como as coisas funcionam, em que lógica e mecanismo estão baseadas. Prefere resolver os problemas por conta própria, pensando, a pedir ajuda de outras pessoas.

31. Você é uma pessoa precavida, que pensa nas coisas antes de elas acontecerem. Antes de viajar para um lugar novo, por exemplo, você acha importante olhar o mapa, conhecer o caminho e se planejar com antecedência, principalmente para o caso de algum imprevisto acontecer.

32. Para você, é importante ver para crer. Algumas pessoas acham que você é cético demais e precisa de muitas comprovações antes de acreditar em algo diferente. Se alguém aparece com uma ideia mirabolante ou um projeto otimista demais, é comum você rapidamente enxergar os possíveis problemas para os quais a pessoa não se atentou. Você tem o talento para enxergar riscos.

33. Você leva um tempo para confiar nas pessoas e acha prudente ficar de olho para ver o que vai acontecer, especialmente no caso de pessoas que ainda não conhece bem. Aliás, mesmo depois de conhecê-las, acha importante checar de vez em quando para se certificar.

34. Você é uma pessoa ansiosa, que se preocupa muito com o perigo de alguma coisa dar errado. Se você não se sente preparado ou se não tem tempo para se preparar como gostaria, essa ansiedade aumenta ainda mais e muitos pensamentos aparecem. A maioria dos pensamentos é do tipo: “E se isso acontecer?”, “E se aquilo acontecer?”

35. É comum você duvidar de sua competência, mesmo que outras pessoas achem que tem total capacidade. É comum também perguntar se está indo no caminho certo para poder ter certeza. Quando assume algum cargo em que é a autoridade, no início, é comum não acreditar muito que desempenhará um bom papel.

36. Você é uma pessoa que adora novidades e aventuras. Prefere aprender coisas que sejam diferentes e inovadoras. Seu pensamento é bastante aberto para novas tendências. Você acha fundamental viver novas experiências. Quanto mais experiências melhor.

37. Para você, é fundamental gostar das coisas que faz, mesmo no trabalho. Prazer, lazer e diversão são coisas que você busca e dá um jeito de ter presentes em sua vida. Se alguma tarefa não estiver sendo agradável e prazerosa, você tenderá a deixa-la para depois ou mesmo abandoná-la, preferindo começar uma coisa nova.

38. Você sempre fez muitas coisas ao mesmo tempo. É uma dificuldade para você quando é obrigado a fazer uma coisa só, do início ao fim, para somente depois fazer outra. É comum você ler mais de um livro ou estudar mais de uma coisa ao mesmo tempo. É comum também misturar assuntos completamente diferentes.

39. Você é muito otimista e sempre consegue ver o lado positivo nas coisas. Fica incomodado ao se deparar com pessoas muito negativas ou muito tristes. Sua tendência é procurar animá-las ou mesmo se afastar delas. Você acha que elas deveriam pensar de forma diferente e ser mais otimista também. Por outro lado, algumas pessoas acham que você deveria ter os pés mais no chão. Contudo, você acredita na importância de ser visionário.

40. Você aprecia a liberdade acima de tudo. Costuma ter menos preconceitos que as demais pessoas e acredita ser importante que cada um tenha, na medida do possível, liberdade para fazer o que quer, na hora que quer. Compromissos de muito longo prazo ou pessoas que dependam demais de você o fazem sentir-se amarrado e desconfortável.

41. Você é uma pessoa muito direta e não gosta que as pessoas fiquem fazendo rodeios antes de falar alguma coisa. Acha importante ir direto ao ponto. Esse seu jeito assertivo e firme já fez com que muitas pessoas o considerassem agressivo e ficassem melindradas com você. No fundo, você acha que isso é um pouco de frescura da parte delas.

42. Você acredita que é comum as pessoas mais fortes ou mais poderosas abusarem das mais fracas. Você considera isso injusto e já comprou muita briga que não era sua para defender os mais fracos. Você é considerado pelos outros uma pessoa forte e comandante.

43. Você é uma pessoa que causa impacto, mesmo quando nem pensa em fazer isso. Seu tom de voz é naturalmente alto. Muitas vezes, você está apenas falando, mas acham que está gritando. É o seu jeito natural de falar.

44. Você tem uma tendência imediata de partir para a ação. Enquanto os outros pensam, analisam, seu impulso é sair fazendo, e rápido. Às vezes, você parece um trator desgovernado que, se não tomar cuidado, atropela as pessoas. Fica muito impaciente se tiver que esperar as coisas acontecerem. É tão rápido que, vez por outra, diz o que não deveria ter dito e faz o que não deveria ter feito. Quando vê, já foi.

45. Você não veio a esse mundo para agradar a ninguém. Você é extremamente verdadeiro e franco e fala o que tiver que ser falado a quem quer que seja. A verdade deve ser falada a qualquer custo, não importa se as pessoas vão amá-lo ou odiá-lo por isso. Isso já lhe causou problemas no passado.

Preencha seus dados para ver o resultado do testes do eneagrama