Estar 100% presente naquilo que se faz no trabalho é um desafio e tanto frente ao mundo acelerado que se vive hoje. Mas acontece que há várias técnicas para aumentar o foco e concentração não só no trabalho, mas também em outras atividades da vida e o mindfulness corporativo tem muito a acrescentar nesse sentido.
O ambiente empresarial foi, por muito tempo, visto como um local de estresse, ansiedade e até mesmo insatisfação por parte de alguns colaboradores.

No entanto, ao tomarem consciência acerca da importância de se investir em saúde mental no ambiente de trabalho, várias organizações estão vendo o mindfulness corporativo como uma forma de não só prevenir transtornos mentais, mas também melhorar o rendimento dos colaboradores.
Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre alguns dos benefícios do mindfulness dentro das empresas e os resultados dessa prática no Banco do Brasil, uma das empresas clientes do Onemind.

Por que o mindfulness corporativo é excelente para os negócios?

De fato, todas as empresas buscam crescer, gerar maiores impactos e obter mais lucros.
Para tanto, é necessário que as equipes estejam bem, tanto física quanto mentalmente, para exercerem suas funções da melhor forma possível.

A estratégia da meditação no trabalho é muito interessante, pois é rápida e eficaz.
Ou seja, as sessões de mindfulness corporativo podem durar 15 minutos, por exemplo, e melhorarem o nível de concentração e presença dos colaboradores ao longo do trabalho.

Assim, a prática regular da meditação no trabalho favorece a presença em cada atividade, desde a mais simples como uma conversa com um colega, até em uma reunião de negócios importante.

Além disso, vejamos mais 5 benefícios interessantes sobre essa meditação no trabalho:

1) Mais rendimento

Um dos maiores ganhos para a empresa e para o funcionário em relação ao mindfulness corporativo é em relação à produtividade.
Ao contrário do que se pode pensar, a produtividade de um colaborador não afeta só a empresa.

Afinal, se o funcionário vê que seus esforços estão dando frutos e resultados concretos para a corporação, o nível de satisfação e motivação aumentam, uma vez que o senso de propósito fica mais claro.
Nesse sentido, corporações que oferecem um bom plano de carreira e boas políticas de comissão por vendas ou rendimento, melhoram ainda mais a motivação dos colaboradores para produzir melhor.

2) Mente antifrágil

Muitas vezes nós somos nossos maiores vilões.

Isto é, ao não conhecer a dinâmica dos nossos pensamentos, pode ser que eles sabotem nossas potencialidades.
Mas acontece que, com a prática da meditação no trabalho, desenvolve-se maior consciência sobre a maneira como a nossa mente funciona.

Assim, cada praticante aprende a lidar melhor com os pensamentos que de forma automática se tece acerca de si mesmo e dos outros ao redor.
Uma vez que se desenvolve essa habilidade, a mente dos colaboradores se torna cada vez mais anti-frágil, ou seja, capaz de não só resistir às críticas, mas melhorar com elas.

Afinal, o colaborador que pratica mindfulness corporativo entende que as críticas não são ataques pessoais, mas sim maneiras de melhorar suas ações em direção ao propósito comum, que é o progresso da empresa.

3) Melhora da autoestima

De fato, a baixa autoestima é um dos mais preocupantes sintomas que surgem nos colaboradores, pois a falta de confiança em si gera insatisfação e sofrimento com o trabalho.

No entanto, a inserção de mindfulness corporativo em empresas permite que cada funcionário fique mais ciente do seu papel e de suas habilidades únicas.
Dessa forma, cada trabalhador passa a se ver como alguém único, especial e, por tabela, sua autoestima aumenta.

4) Queda da ansiedade

A ansiedade nada mais é que pensar muito sobre o futuro, acerca daquilo de ruim que pode vir a acontecer (e que, cá entre nós, na grande maioria das vezes nem se concretiza).
Uma das grandes relações entre mindfulness e trabalho é que cada trabalhador começa a dar o seu melhor no aqui e agora, sem sofrer a respeito do que pode acontecer no futuro.

A própria inserção no presente, no que é real, faz com que os níveis de ansiedade caiam e inúmeros problemas sejam evitados.

5) Raciocínios rápidos e claros

Nossa mente é como um quarto.
Quando esse cômodo está organizado e limpo, sabe-se onde cada coisa está e tudo funciona melhor.

Da mesma maneira acontece com a nossa mente.

Quanto mais organização temos a respeito dos nossos pensamentos, mais clareza de raciocínio teremos.
Sem contar que pensar muito no passado e no futuro traz muitos “entulhos” para o “quarto mental”, o que dificulta ver o que é essencial diante dessa bagunça.

mindfulness_corporativo_pessoas

Resultados do mindfulness corporativo no Banco do Brasil

O Banco do Brasil não só é o banco mais antigo do nosso país, mas também é uma empresa atenta à importância do cuidado da saúde mental de seus colaboradores. Diante disso, nós da Onemind tivemos o prazer de ajudar o BB por meio do mindfulness corporativo.

Em primeiro lugar, o banco procurou ajuda pois verificou que o nível de ansiedade dos funcionários estava muito elevado.
Além disso, os colaboradores apresentavam falta de concentração e dificuldades para gerenciar suas emoções.

Tudo isso, é claro, impactava diretamente na performance laboral dos colaboradores.
Então, implementamos uma estratégia personalizada de mindfulness corporativo a fim de ajudar os funcionários a tomarem consciência do momento presente, em vez de dar vazão à pensamentos ruminantes sobre o passado ou a preocupações com o futuro.

Com apenas uma sessão de meia hora por semana, em 6 meses de prática dessa estratégia de mindfulness corporativo, inúmeros depoimentos de melhora dos sintomas prévios foram dados pelos colaboradores, entre eles:

“Passei a estar com foco no presente. Comecei a respirar melhor para me concentrar e aliviar a ansiedade.”

“Foi um acalento para momentos difíceis, aliviando a tensão e me dando maior concentração.”

Portanto, a prática da meditação no trabalho é benéfica não só para a empresa, que vê seus resultados melhorarem, mas também para cada colaborador, pois observam ganhos na saúde mental.

Para conhecer mais sobre os serviços in company da Onemind, entre em contato com a gente! Estamos à disposição para ajudar.

Junte se a comunidade

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Herica Ponsiana

Herica Ponsiana

Meu propósito é servir como ponte para que as pessoas possam perceber que elas têm todo poder interno e que podem transformar suas vidas através do autoconhecimento, despertar em cada um o pleno potencial de criação.