Como você lida com a adversidade? Como lida com os problemas no dia a dia?

Consegue encontrar soluções facilmente ou sente-se sem recursos emocionais para lidar com as dificuldades? Ou acaba desistindo quando os caminhos parecem se fechar?

A capacidade de encontrar novos caminhos para um determinado desafio, adaptar às mudanças e resistir às situações adversas é um comportamento e estrutura emocional que vem da resiliência, trata-se de ter a capacidade de transformar os impactos negativos de um conflito em lições de aprendizado e amadurecimento.

Todo ser humano nasce com resiliência, entretanto é necessário treino e aperfeiçoamento para conseguir obter comportamentos resilientes frente aos desafios da vida, porém para isso é necessário trabalhar o equilíbrio emocional e olhar as situações de crise de forma diferente do padrão automático comportamental de enfrentá-las.

Nos momentos e situações que é preciso estar resiliente, é de extrema importância que você tenha clareza sobre o seu sentido de vida, para enxergar com facilidade quais são as suas razões para enfrentar com inteligência as suas angústias.
Neste ponto unimos o treinamento de mindfulness para desenvolvimento da resiliência, pois a prática da atenção plena fortalece as redes neurais do cérebro que regulam a reatividade emocional, ou seja o sistema de lutar, fugir ou ficar imobilizado reduzem; e em contrapartida desenvolvemos a compaixão por nós mesmos.

A resiliência e o treinamento de mindfulness (atenção plena), desenvolve a mente e comportamentos que auxiliam a construir a resiliência que são:

via GIPHY

Autocontrole

Autocontrole não significa deixar de sentir a emoção ou a engolir seco alguma questão. Significa conseguir reconhecer as suas emoções e aprender a manejar de forma madura em termos emocionais.

No programa de mindfulness encorajamos os alunos a desenvolver a atenção plena de forma integrada as emoções, ou seja aprendendo a acolher os próprios sentimentos através da consciência plena sobre como as emoções se manifestam no corpo. Desta forma, a resiliência começa a ser construída.

Autoconfiança em si para lidar com conflitos e desafios

Trata-se da convicção de que se é capaz de fazer ou realizar alguma coisa alcançando os objetivos desejados. Sendo mais confiante desenvolverá resiliência e consequentemente reduzirá a ansiedade, stress porque acredita que pode solucionar seus problemas no agora.No mindfulness treinamos a mente para que possa manter o foco no aqui e agora, ou seja aprender a lidar com a realidade e naquilo que é possível atingir no momento presente.

Flexibilidade

As pessoas resilientes esperam enfrentar desafios em diferentes pontos de suas vidas. Eles são capazes de ajustar seus objetivos e encontrar maneiras de se adaptar.

Uma pessoa flexível se adapta a diversas situações, atividades e ambientes diferentes com muita facilidade. Esta habilidade é vantajosa, principalmente em empresas com diversos setores, que exigem desempenhos variados, com funções multifacetadas. Ser flexível é certeza de um bom relacionamento interpessoal em todos lugares.

Desenvolvendo o não julgamento conseguimos encarar os desafios e se ajustar aos objetivos e encontrar novas maneiras, com mindfulness a flexibilidade consigo e com o outro é desenvolvida a partir do momento que começa a reconhecer que existe vários lados de uma mesma realidade. Desta forma além de desenvolver comportamento resiliente está criando atitudes conscientes sobre si e as relações.

Aprender com as lições

Ao desenvolver estilo de vida com presença, através do mindfulness também desenvolve a resiliência conforme já vimos.

Neste ponto quando surge uma situação difícil não é se concentrar em quem é o culpado e sim como pode aprender com a situação apresentada.

Ao aceitar a impermanência da vida através da atenção plena, percebemos que tudo é mutável e que não controle sobre o que está externo, apenas sobre si mesmo. E desta forma o comportamento resiliente é fortalecido, pois aprenderá que todas as experiências são valiosas porque fazem parte do momento presente.

Exercícios de respiração

Agora vou ensinar um exercício para fortalecer sua atenção plena fortalecer a sua resiliência.

Faça 21 respirações por três ciclos, contando cada respiração, ou seja, uma inspiração e expiração equivalem há um ciclo. Caso sua mente saia do momento presente, volte para a contagem ou inicie do zero até completar os 03 ciclos. Este exercício ajudará a treinar sua atenção para fortalecer sua resiliência.

Exercícios para desenvolver comportamento resiliente

Faça uma lista dos desafios que esta vivendo.

Ao lado de cada desafio escreva qual comportamento resiliente você precisa dos listados acima.

Ao finalizar, pergunte-se quais ações que poderá fazer para fortalecer este comportamento.

Lembre-se as vezes resiliência é sair de cena, diante disso perceba o que você precisa agora para praticar a atenção plena em sua vida.

Gostaria de participar de um de nossos programas de mindfulness?

Deixe seu e-mail nos comentários e/ou envie uma mensagem para nós que avisaremos abertura da próxima turma.

Herica Ponsiana

Herica Ponsiana

Meu propósito é servir como ponte para que as pessoas possam perceber que elas têm todo poder interno e que podem transformar suas vidas através do autoconhecimento, despertar em cada um o pleno potencial de criação.