Nós mulheres geralmente nós pressionamos pela quantidade de tarefas que desempenhamos na correria do dia a dia. Os papéis que assumimos como de: mãe, mulher de negócio, esposa, filha, amiga entre tantos outros acabam gerando alta demanda de responsabilidade e acreditamos que devemos “dar conta” de tudo.

Este padrão comportamental chamamos de a síndrome da “mulher maravilha”, ou seja, sentimos que precisamos ser a forte sempre, cuidar de maneira impecável do marido, filhos e trabalho.

Sabemos, que as mulheres são cobradas desde muito cedo a fazer os afazeres da casa e conforme vão crescendo isso vai se repetindo com marido, filhos, amigos e principalmente por si mesmas.

Atuando há anos com mulheres na #curadofeminino, observei o quanto este conceito traz angústia e culpa para as mulheres da atualidade,  tornam-se cansadas e na maioria das vezes não possuem tempo para fazer o que realmente gostam e querem fazer.

Talvez chegou a hora de desconstruirmos esta ideia que possuem atividades de homens e de mulheres, pois a partir disso podemos reconhecer nosso próprio espaço e também entender o que realmente consegue fazer na correria do dia.

Podemos escolher e criar novas crenças ( confira o vídeo que falamos sobre crenças limitantes)  sobre ser mulher e uma delas que não precisa ser a “mulher maravilha”  reconhecendo que não é responsável por tudo e por todos e sim você pode errar.

Quando abrimos este espaço internamente podemos levar a vida de maneira leve sem tantas cobranças e críticas, pois a busca de perfeição nós leva em direção ao sofrimento, angústias e culpa.

Portanto, para aliviar a correria do dia a dia vamos lhe  dar 05 dicas para que possa encontrar seu ponto de equilíbrio.

Compartilhe esse conteúdo:

Planejando o seu dia

Existem diversas teorias que comprovam que fazer uma listinha do que você precisa fazer, traz clareza para seu dia a dia e através disso conseguirá sentir-se mais tranquilo, pois terá maior controle sobre o que precisa ser realmente feito.

Como fazer isso?

1) Passo: Pergunta-se o que te deixaria feliz e realizada no dia de hoje?

Esta pergunta te ajudará a priorizar as atividades como também respeitando aquilo que você gosta e quer fazer.

2) Passo: Sugiro que faça uma lista do que precisa fazer hoje para seu lado pessoal e profissional.

As listas têm um enorme poder porque organizamos melhor nosso dia a dia e traz maior clareza das tarefas.
Nesta listinha marque o que é importante e o que é prioridade, assim poderá classificar as atividades por ordem e peso.

Lembre-se que você também é prioridade, portanto pense o que pode fazer por si mesma 😉

Aprenda a delegar e peça ajuda

Delegar: Significa passar as tarefas e dividir as responsabilidades e respeitar a individualidade de cada um. Lembre-se que o importante é o resultado final e não como cada um vai desempenhar a tarefa.

Você não precisa dar conta de tudo e isso envolve pedir ajuda aqueles que possam lhe apoiar no dia a dia, seu marido/esposa e seus filhos (caso você o tenha), ao realizar isso perceberá que podem trabalhar juntos e assim ninguém fica sobrecarregado.

Aprenda a dizer “Não”

Quando dizemos SIM para nós mesmas é necessário algumas vezes dizer NÃO para algumas pessoas ou situações.

Quando buscamos agradar as pessoas para ser amado, prejudicamos nossa autoestima e não respeitamos nossos limites e as próprias vontades.

Se cobre menos

A Auto cobrança está ligada a autoestima (neste post damos 5 dicas como elevar sua autoestima), ou seja a maneira que se relaciona consigo mesmo e o que acredita sobre suas habilidades.

A auto cobrança é um caminho que gera ansiedade, culpas e este mecanismo traz doenças e stress.

Talvez faça sentido para você começar a reconhecer que sempre faz o seu melhor e se elogiar por isso diariamente, tenho certeza que ao colocar em prática esta dica sentirá feliz e mais confiante.

Que tal, ao final do dia escrever pelo o que se orgulhou de si mesmo e os aprendizados do dia?

Veja também: Vídeo superando crenças limitantes

Medite – Respira e não pira

Você pode diariamente utilizar práticas de meditação que são momentos em que você utiliza a respiração como instrumento para se manter no momento presente.

Por 1 minuto sente-se confortavelmente, inspire e expire mantendo o foco neste processo, seu único objetivo é trazer sua mente para este processo de “respirar”.

Ao realizar isso você vai perceber que pode se distanciar de tantas “tarefas” que você está no aqui e agora e ao finalizar este minuto de relaxamento, terá calma e tranquilidade para continuar com as responsabilidades do dia.

Em nosso canal do youtube temos meditação para que possa aprender a garantir seu próprio espaço aprendendo a se amar. Confira aqui.

Espero que estas dicas te ajudem em seu dia a dia.

Compartilhe com suas amigas e conte para nós quais dicas colocará em práticas e os resultados delas.

O que achou do post?

Compartilhe essa postagem:
Herica Ponsiana

Herica Ponsiana

Meu propósito é servir como ponte para que as pessoas possam perceber que elas têm todo poder interno e que podem transformar suas vidas através do autoconhecimento, despertar em cada um o pleno potencial de criação.