Nossa sociedade foi construída a partir de uma idéia que devemos agradar as pessoas e acreditamos que dizer não significa magoar o outro. Sendo que na verdade é uma oportunidade de você ser verdadeiro e fiel consigo mesmo e com a outra pessoa.

Quando a pessoa tem dificuldade de dizer não para alguém, existe uma forte tendência e característica de uma busca interna por amor e aceitação, no qual a consequência disso é se submeter a situações que não gostaria de fazer e na maioria das vezes faz porque tem medo da rejeição.

Quando isso vem te custando? Quantas vezes você fez coisas que não queria? Você comunica o que precisa quando sente-se magoado ou triste?

Este processo vai virando “doença”, depressão, angústia entre outros, pois tentamos nós encaixar no “molde” de outras pessoas.

O impacto deste comportamento pode colocar em risco as próprias necessidades, sejam emocionais, físicas ou até mesmo financeiras, ou seja nós ficamos em segundo plano.

Mas, calma nunca é tarde para começar a mudança e mesmo que sutil poderá dar alguns passos com as dicas que daremos hoje e você aprenderá a dizer não em prol da sua autoestima.

Compartilhe esse conteúdo:

1 – Qual sua motivação?

Para dizer não, primeiro você precisa lembrar-se porque está fazendo isso;
Relacione os pontos positivos que esta atitude irá te trazer;
Pense que ganhará mais tempo para focar no que você gosta;
Respeitará a si próprio e suas vontades. Aprendendo a amar a si primeiro;
Trará mais relaxamento e aos poucos reduzindo estresse por colocar para fora o que não vem te fazendo bem, ou aceitando o que não é bom para si mesmo.

2 – Seja Gentil consigo e com o outro

As pessoas entendem e aceitam o seu não se você for gentil e honesta para desarmá-los primeiramente. Seja verdadeiro e explique porque não quer fazer determinada ação. Você tem este direito, acredite!

3 – Goste primeiro de você

Quando gostamos mais de nós mesmos, o mundo também gostará. Portanto, é um grande desafio ter que agradar as pessoas, na tentativa de ser amado ou aceito.
Não será isso que fará que um verdadeiro amigo ou família deixará de gostar de você, por estar se priorizando. Inicialmente trata-se muito bem, leve a si mesmo para assistir um cinema, um jantar, aprecie estar em sua própria companhia.

4 – Cuide de sua autoestima

Valorize a si mesmo e saiba qual é o seu valor. Se você não se valoriza, então você também não valorizará o seu tempo.
A construção da sensação de merecimento de viver a vida e força interna é um processo que deve ser mantido diariamente, para que eleve sua confiança nas próprias decisões.
A Autoestima é o ponto principal para que conheça a si mesmo e acredite que merece estar em primeiro lugar.

Veja também: Vídeo superando crenças limitantes


Diante destas dicas e reflexões o que você poderá fazer por você e começar as mudanças que busca em sua vida? Você merece.

Diga SIM para você e NÃO para quem for necessário.

O que achou do post?

Compartilhe essa postagem:
Herica Ponsiana

Herica Ponsiana

Meu propósito é servir como ponte para que as pessoas possam perceber que elas têm todo poder interno e que podem transformar suas vidas através do autoconhecimento, despertar em cada um o pleno potencial de criação.

Leave a Reply