Todo processo de mudança e transformação pessoal tem como inicio o desenvolvimento da autoconsciência.

Autoconsciência e um estado de atenção, de foco, e de clareza. Analogamente, quando não temos consciência, ficamos em um estado de ignorância ou desconhecimento

Quando falamos sobre autoconsciência, queremos falar sobre estar atento. Atento a nós mesmos, nossos comportamentos, ações, desejos e todos pensamentos que permeiam nossa mente. É como se auto observar através de uma lupa, onde você verá coisas que não via antes.

As coisas começam a ficar interessantes quando paramos para analisar que quando não temos um certo nível de autoconsciência. Nossa vida é dirigida pelo inconsciente. Podemos até achar que estamos tomando certas decisões, mas o que acontece é que essa decisão veio do inconsciente. Não estou entrando no mérito se é uma boa ou má decisão, estou dizendo apenas que essa decisão foi feita automaticamente com base na sua história de vida.

Para exemplificar, vamos analisar o seu dia. Pensa em algo que tenha-lhe tirado do sério. Já pensou? Você consegue se lembrar os motivos de ter chegado nesse estado? Você decidiu chegar nesse estado ou foi inconsciente? Por que se permitiu mudar de estado?

Nesse exemplo falamos de uma simples análise de fatos cotidianos. Agora vamos pensar nos padrões de comportamentos e crenças que vamos instalando em nosso inconsciente ao longo da vida. Parece assustador, não?

dupla exposição homem

Leia também: O despertar da consciência

COMO SE TORNAR MAIS AUTOCONSCIENTE?

Podemos nos tornar autoconsciente através de um trabalho rigoroso de auto-observação. Precisamos estar em um estado de atenção plena (mindfulness) para fazer uma análise completa de tudo o que nos acontece: pensamentos, ações, impulsos, etc.

Temos que prestar atenção o que nos levou a pensar ou fazer determinada coisa. O que nos causou uma mudança de estado, por reagi dessa ou daquela forma.

Parece simples, mas as pessoas geralmente não conseguem fazer isso sozinhas, e optam por não fazer, ignorando ou criando muito barulho exterior e interior a ponto de não se ouvirem.

Outra alternativa seria contratar um profissional especializado para fazer um diagnóstico. E isso cabe muito bem ao papel do coach.

Autoconsciência é empoderamento.

O que achou do post?

Compartilhe essa postagem:
Thiago Santos

Thiago Santos

Sou um cientista do meu próprio ser, um buscador de conhecimento e experiências. Estou aprendendo a ouvir e seguir minha voz interior a cada dia e compartilhar meu aprendizado.