Saúde mental nas empresas

Compartilhe

A importância da saúde mental nas empresas e como as empresas podem criar ambiente para melhorar o bem-estar emocional de seus colaboradores.

O que é saúde mental

A saúde mental é um dos principais temas deste momento em nosso planeta, pois afeta todas as pessoas, não escolhendo classe social, cor ou gênero, desta maneira conhecer e abrir o diálogo sobre este tema é essencial para nossa sobrevivência emocional nos tempos atuais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Isso inclui a capacidade de lidar com o estresse cotidiano, gerenciar relacionamentos interpessoais, lidar com desafios e frustrações, e ter uma sensação geral de felicidade e realização.

A falta de saúde mental pode afetar a capacidade de uma pessoa trabalhar, estudar e participar de atividades diárias.

Os problemas de saúde mental podem incluir ansiedade, depressão, transtornos alimentares, transtornos do sono, dependência química, burnout e estresse crônico.

Reconhecer estes estágios emocionais é extremamente importante para a prevenção e autocuidado para o profissional nas empresas.

A saúde mental envolve 4 pilares, saúde física, mental, emocional e espiritual, ou seja, para obter saúde é importante reconhecer que o ser humano precisa de cuidado forma integral, para promover o equilíbrio e bem estar em seu dia a dia e nas atividades profissionais.

Principais causas que impactam a saúde mental nas empresas

Uma empresa é feita por pessoas, e isso significa que é um organismo vivo, eu gosto de pensar que as organizações são como um corpo humano, com órgãos, células, moléculas, sangue vivo correndo nas veias, e se algo não funcionar bem todo o corpo começa a não responder da melhor forma, assim são as pessoas dentro de uma empresa, se um não estiver bem emocionalmente, afetará a si e todos a sua volta, pois todos fazem parte de um único organismo.

Então nós, seres humanos, estamos sujeitos a diversas influências que podem afetar nossa saúde mental, e isso não é diferente no ambiente de trabalho. Há diversas causas que podem impactar a saúde mental dos funcionários nas organizações. Abaixo estão algumas das principais:

  • Excesso ou sobrecarga de trabalho: uma das principais causas que afeta nossa saúde mental é causada pela pressão para cumprir prazos e meta, no qual pode exigir muito dos colaborares e levar a longas horas de trabalho e estresse excessivo.
  • Falta de controle e autonomia: sentimentos de frustração, ansiedade e falta de satisfação são frequentemente gerados quando os funcionários sentem e percebem que não têm controle sobre suas tarefas ou que suas decisões são invalidadas.
  • Ambiente de trabalho tóxico: quando o ambiente de trabalho não está alinhado e coerente com o estilo de vida dos profissionais, ou seja, há muito conflitos com colegas ou gestores, assédio moral, discriminação e falta de apoio emocional contribuem para deterioração emocional.
  • Desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional: gerado quando algum funcionário tem dificuldade para conciliar suas rotinas e responsabilidades de trabalho com sua vida pessoal. Esse tipo de problema acontece é mais comum do que parece e pode levar a sobrecarga emocional e estresse crônico dos colaboradores.
  • Falta de apoio de líderes e encarregados: os problemas de saúde mental se agravam quando os funcionários se sentem sozinhos e não tem suporte adequado para conseguir superar seus desafios. O papel da liderança é importante para conseguir identificar esses problemas o mais cedo possível e ajudar na prevenção da saúde mental de sua equipe.

É de suma importância que as empresas reconheçam que a saúde mental de seus colaboradores é um fator determinante para o sucesso e equilíbrio da organização. Criar um ambiente de trabalho que promova o bem-estar físico e emocional do funcionário é crucial para o sucesso. Isso inclui a implementação de políticas de trabalho flexíveis, promoção de programas de apoio emocional e uma cultura colaborativa.

Como a saúde mental influência o trabalho?

Sem saúde mental não há vida ou trabalho, desta maneira, quando a saúde mental é afetada negativamente, os impactos na vida do profissional e empresa são enormes; alguns deles são:

  1. Dificuldade de concentração
  2. Falta de motivação
  3. Problemas de relacionamento
  4. Absenteísmo
  5. Baixa produtividade

Com isso, as empresas perdem significativamente e financeiramente a falta de incentivos em programas de saúde mental nas organizações, investir em ações voltadas ao autocuidado, valorizar pausas, e levar o conhecimento da educação emocional é uma maneira de promover uma transformação de dentro para fora.

Como a empresa pode auxiliar a saúde mental dos funcionários?

A saúde mental é extremamente importante nas empresas, pois afeta diretamente a satisfação, bem estar geral dos funcionários.

As empresas podem promover ações para incentivar a cultura de saúde emocional, e uma das maneiras podem ser:

  1. Meditação e Mindfulness: São excelentes ferramentas que auxiliam os profissionais a terem maior foco, concentração e um momento de pausa, no qual pode promover maior capacidade de equilíbrio emocional.
  2. Treinamento Gestão das emoções: Ensinar sobre as emoções e como equilibrá-las são extremamente importantes para apoiar os funcionários a desenvolver maior consciência emocional em seu dia a dia.
  3. Roda de conversas: Criar encontros com os colaboradores para que possam falar sobre os temas de saúde mental, promove segurança psicológica bem como conexão entre as equipes, pois reconhecem que não estão sozinhos e criam um senso de comunidade, um cuidando do outro, bem como momento de descontração e descompressão.

Quais são os benefícios para as empresas atuarem em prol da saúde mental?

saúde mental nas empresas

São diversos os benefícios para as empresas que atuam em prol da saúde mental de seus funcionários, abaixo estão os mais conhecidos:

  • Maior engajamento:
  • Produtividade:
  • Redução do absenteísmo:
  • Melhora da satisfação e retenção de funcionários
  • Redução de custos
  • Maior engajamento
  • Melhoria da imagem da empresa
  • Redução de riscos jurídicos

Acreditamos que as empresas que cuidam da saúde mental de seus funcionários, investem em seu maior patrimônio as pessoas. Consideramos, que as empresas possuem responsabilidade social em promover saúde mental no ambiente de trabalho, e consequentemente começar a quebrar os tabus referentes a este tema. E os funcionários que sentem-se mais valorizados e apoiados em sua saúde mental, são mais propensos a ter maior senso de propósito e maior engajamento, pois sabe que são reconhecidos como humanos e não como máquinas.

Nós da Onemind temos vários serviços de promoção da saúde mental para o meio empresarial.

Entre em contato conosco e saiba mais!

Para você

Post relacionados