Apesar de ser um termo conhecido desde 1970, só há pouco tempo foi inserido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) à sua Classificação Internacional de Doenças que entrará em vigor em 2022 (CID-11).
O que se sabe é que a Síndrome de Burnout tem como forte fator causador a exposição ao estresse, sobretudo no contexto laboral..
Dessa relação surgiu uma derivação do nome do transtorno: Síndrome do Esgotamento Profissional.
A falta de energia suscitada pela condição faz com que os colaboradores tenham dificuldade para realizar suas tarefas no meio corporativo acarretando, muitas vezes, no absenteísmo.
A dimensão do problema é grande e precisa ser olhada com atenção, uma vez que 85% dos afastamentos do trabalho em nosso país se dão por questões psicológicas e emocionais, segundo a OMS.
Por isso tudo, é de suma importância que as lideranças do mundo empresarial e as pessoas como um todo tomem consciência desse problema e saiba como evitá-lo.
Para saber mais, continue com a gente até o final e tenha uma excelente leitura!
O que é a Síndrome de Burnout?
Em primeiro lugar, a Síndrome de Burnout é uma condição causada por extrema fadiga mental no ambiente laborativo.
A dinâmica dentro das empresas afeta diretamente o surgimento da condição. Ou seja, o nível de exigência e a maneira como os trabalhadores são cobrados interferem muito na saúde mental dos colaboradores.
Outro fato que é relevante acerca da Síndrome de Burnout é a prevalência expressiva no Brasil e no mundo como um todo.
Segundo a International Stress Management Association (ISMA-BR), 70% dos brasileiros sofrem as consequências do estresse.
Nesse contexto, entende-se que parte expressiva da nossa população está em risco para o desenvolvimento do transtorno de Burnout, o que é bastante preocupante.
Segundo a International Stress Management Association (ISMA-BR), 72% dos brasileiros sofrem as consequências do estresse. Desses, 32% sofrem com o Burnout.
Quais os sintomas da Síndrome de Burnout?
O que é muito importante dizer é que a Síndrome de Burnout não aparece de um dia para o outro. Dessa forma, são vários os sinais e sintomas que podem ser observados antes do diagnóstico em si do transtorno.Diferente de problemas de saúde puramente orgânicos, a Síndrome do Esgotamento Profissional suscita na pessoa sintomas de natureza:
- Física – dores pelo corpo, fadiga, insônia,;
- Mental – falta de foco, dispersão, ansiedade, fala desarticulada, confusão mental;
- Emocional – que na autoestima, tendo dificuldade em ver seu valor.
Embora esses sintomas possam estar presentes de forma aleatória, na maioria dos casos se segue uma ordem até o desenvolvimento do transtorno. Veja só:
- 1º – Necessidade de provar aos outros que se faz bem o seu trabalho;
- 2º – Trabalhar, voluntariamente, com rotinas extenuantes, inclusive aos finais de semana. Nesse momento costuma-se ter sonhos com o trabalho;
- 3º – Negligencia-se dos cuidados consigo e com os outros que ama para focar no trabalho;
- 4º – Surgem problemas interpessoais, pois a pessoa começa a se comparar com os demais no trabalho, podendo julgar aqueles que têm uma rotina menos extenuante;
- 5º – O trabalho é realizado sem nenhuma satisfação. Não é feito com alegria, mas sim com apatia e medo;
- 6º – A pessoa não mais vê o próprio valor, sentido grande vazio que pode se tornar uma compulsão (por exemplo, buscar preenchimento com a alimentação copiosa ou no uso de drogas);
- 7º – Surge a Síndrome do Esgotamento Profissional.
Como se pode ver, o corpo sinaliza de várias formas que algo não vai bem antes do transtorno vir à tona.
Contudo, por meio de medidas dentro do contexto corporativo, é possível não só enriquecer a saúde mental dos colaboradores, mas também melhorar o funcionamento empresarial.
Confira!
O que é possível fazer para evitar a Síndrome de Burnout?
Sem dúvidas, as lideranças conscientes e com conhecimentos sobre cuidados com o bem estar psíquico no meio empresarial são como corações saudáveis que bombeiam o equilíbrio e a paz para todas as equipes de trabalho.
Nesse sentido, nota-se que uma das melhores formas de prevenção da Síndrome de Burnout são medidas que visam a redução do estresse e ansiedade no contexto corporativo. Seguem 5 ações eficazes nesse sentido:
1) Mindfulness corporativo
A prática do mindfulness corporativo comprovadamente diminui o estresse e ansiedade dentro do ambiente de trabalho.
Além disso, o hábito da meditação melhora muito as relações interpessoais, suscitando relações sinérgicas entre as equipes e maior colaboração entre os funcionários.
De fato, uma empresa que investe em treinamentos de mindfulness certamente fará com que seus colaboradores tenham melhor saúde mental e produtividade no trabalho.
2) Adequação dos prazos
A comunicação entre lideranças e colaboradores a respeito dos prazos é um ponto importante no cuidado da saúde mental corporativa.
A flexibilidade e empatia são características importantes das lideranças para a manutenção da satisfação e equilíbrio nas empresas.
3) Cultura do amparo
É importante criar na cultura empresarial estímulos para que os colaboradores se ajudem de forma mútua.
O próprio mindfulness corporativo, realizado em reuniões conjuntas, já é uma forma de cultivar as relações entre os colegas de trabalho.
Assim, a união propicia melhora das relações interpessoais entre os colaboradores e otimiza o rendimento das equipes.
4) Ter clareza na parte financeira e da carga horária
De fato, esses são 2 das maiores fontes de conflitos dentro de uma empresa.
Afinal, quanto mais incertezas se tem sobre a rotina de trabalho e a remuneração envolvida, maior a ansiedade e estresse.
5) Trabalho como um meio, não um fim em si
É claro que o trabalho é uma parte crucial da vida humana.
No entanto, é importante criar na organização uma cultura que incentive a reflexão sobre o que também é valioso para cada colaborador.
Assim, cria-se um ambiente psicologicamente saudável, pois se tem plena noção de que a atividade laboral é um meio para ajudar na aquisição dos propósitos de vida.
O que não se pode esquecer sobre a Síndrome de Burnout
É claro que existem várias abordagens eficazes para prevenir a Síndrome de Burnout dentro das empresas.
Mas algo que não pode ser esquecido é que cada empresa tem um contexto.
Por isso, o ideal é que se procure ajuda especializada.
Dessa forma, é possível entregar ferramentas personalizadas para cada contexto.
Por exemplo, o mindfulness corporativo pode ser direcionado de acordo com as principais queixas das equipes de trabalho..
Nós da Onemind temos vários serviços de promoção da saúde mental para o meio empresarial.
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