De fato, os benefícios do mindfulness são incríveis e cuidam não só da sua saúde mental, mas também física, emocional e até mesmo espiritual.
Um dos maiores ganhos que essa prática tem a oferecer é a atenção plena, ou seja, aumentar a consciência sobre sua vida: daquilo que está acontecendo dentro de você, em suas circunstâncias e com as pessoas que te cercam.

Afinal, a meditação mindfulness é a prática de concentrar a atenção em sua respiração, pensamentos, sentimentos e sensações à medida que eles surgem, permitindo observar e compreender sua vida com muito mais clareza.

Para lançar luz ao tema das principais vantagens da prática regular do mindfulness na nossa saúde, nós da Onemind trouxemos este artigo com 7 excelentes benefícios dessa prática milenar.
Tenha uma ótima leitura!

1) Melhora do sono

De uma forma geral, os adultos de 18-64 anos precisam de cerca de 7-9 horas de sono por noite.
Os maiores de 65 anos podem se sentir completamente dispostos com uma hora a menos do que isso.
Por outro lado, ser privado de sono pode causar danos ao seu corpo e à sua mente.
Há muito tempo, o mindfulness é usado para ajudar com a insônia.
E a prática com esse intuito vem sendo cada vez mais embasada pela ciência.

De acordo com um estudo publicado na JAMA Internal Medicine, que pesquisou 49 adultos com dificuldades moderadas para dormir, o exercício regular do mindfulness ajudou os participantes a ter menos sintomas de insônia e menos fadiga durante o dia.
Ainda, os pesquisadores apontaram que o impacto da meditação sobre o sono se dá por conta dos seguintes efeitos:

  • Melhora do relaxamento
  • Interferência no sistema nervoso autônomo
  • Aumento da produção do hormônio do sono melatonina
  • Maior produção da serotonina, que é liberada no corpo antes da melatonina e ajuda a regular o ciclo sono-vigília (nosso “relógio biológico”)
  • Redução do ritmo cardíaco
  • Diminuição da pressão arterial
  • Efeito sobre áreas do cérebro que controlam o sono

2) Diminui dos níveis de estresse

Um dos benefícios mais marcantes do mindfulness está relacionado com a redução do estresse.
Aliás, alguns profissionais da saúde mental recomendam a meditação como forma de tratar transtornos que geram estresse. Afinal, as evidências científicas são vastas.
Por exemplo, uma revisão de 23 artigos sobre o mindfulness descobriu que tal prática melhorou o estado psicológico de funcionários de empresas e reduziu os níveis de exaustão emocional (síndrome de burnout), angústia psicológica, depressão, ansiedade e estresse ocupacional.

Outros ganhos observados neste estudo relatam melhora, através do mindfulness, na:

  • Consciência do momento presente
  • Realização pessoal
  • Autocompaixão ocupacional
  • Relaxamento
  • Diminuição da solidão
mulher dormindo

3) Aumenta da capacidade de atenção

Se você possui dificuldade de focar por períodos maiores de tempo, a meditação é uma excelente opção para você.
Afinal, cuidar da saúde mental não envolve somente buscar meios para redução de ansiedade e estresse. É importante buscar viver cada momento com consciência.
Assim, ao desenvolver a atenção no hoje, alivia-se o peso do que aconteceu no ontem ou que poderá acontecer no amanhã.

4) Controla algumas condições crônicas

Quem é acometido com uma condição crônica, sabe quanto sofrimento ela causa.
Nesse sentido, estudos têm mostrado que a meditação mindfulness é um método para ajudar em algumas condições crônicas, tais como:

  • Fibromialgia
  • Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
  • Síndrome do intestino irritável.

5) Reduz a ansiedade

A redução da ansiedade é um dos maiores benefícios do mindfulness, afetando tanto quem tem níveis mais elevados de ansiedade quanto quem possui graus mais leves.
A partir do momento que a ansiedade é diminuída, passa-se a estar mais presente no aqui e agora, o que favorece:

  • Interações mais saudáveis
  • Maior produtividade no trabalho
  • Mais leveza e tranquilidade para realizar seus planos

Além disso, as sessões de meditação podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, já que a prática reduz a pressão do sangue nas artérias.

mulher_trabalhando

6) Previne o declínio cognitivo

Para determinar se o mindfulness poderia afetar a deficiência cognitiva no mal de Alzheimer, um ensaio clínico randomizado de 2016 analisou pessoas com a doença que praticaram essa meditação.
Os participantes foram observados durante um período de dois anos, comparecendo a sessões semanais de mindfulness.

Nesse contexto, o grupo praticante de mindfulness, em comparação com o grupo controle, mostrou pontuações melhores nos testes cognitivos que avaliam, entre outros aspectos, a memória.
Assim, os pesquisadores sugeriram que o mindfulness é uma opção não só para retardar agravos em pessoas com o mal de Alzheimer, mas também para prevenir quedas cognitivas em outras populações.

7) Auxilia no emagrecimento

De fato, emagrecer pode ser um desafio e tanto.
Até porque muitas vezes, de forma compreensível, se usa a alimentação como forma de reduzir o estresse e ter um conforto diante das dificuldades do dia a dia.
Uma vez que a prática do mindfulness estimula a consciência sobre nossos atos e promove o autocontrole, ela é uma ótima ferramenta para auxiliar na perda de peso.

De acordo com uma revisão de 2017, a meditação baseada na atenção plena ajuda a perder peso e a aderir a uma mudança positiva nos hábitos alimentares.
Além disso, o estudo mostrou que aqueles que praticavam a meditação tinham mais chances de manter o peso saudável.

Nesse contexto, o mindfulness exerce interferência significativa na redução de comportamentos alimentares relacionados à obesidade, como ingestão excessiva de alimentos calóricos e sedentarismo.

Conclusão

Os benefícios do mindfulness vão além de um aprimoramento da saúde mental, uma vez que interferem nas mais diversas esferas da nossa vida.
A atenção plena em cada momento do dia a dia nos tira do piloto automático e nos permite ter plena consciência do momento presente através de seus sons, sensações e das manifestações do nosso eu interno. 

Assim a meditação é uma ferramenta poderosa para a conscientização.
Para aprender mais sobre o tema, confira a lista de cursos que oferecemos e comece hoje mesmo a transformar sua saúde por meio do mindfulness!

Junte se a comunidade

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Herica Ponsiana

Herica Ponsiana

Meu propósito é servir como ponte para que as pessoas possam perceber que elas têm todo poder interno e que podem transformar suas vidas através do autoconhecimento, despertar em cada um o pleno potencial de criação.