Liderança
Gestão Emocional Para Líderes na Casan
Contexto
A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) atua em todo o estado de Santa Catarina com a missão de garantir serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de qualidade. Com o compromisso de fortalecer sua cultura organizacional, a empresa deu um passo importante: cuidar de quem cuida.
A iniciativa partiu do entendimento de que líderes emocionalmente preparados têm maior capacidade de promover ambientes saudáveis, colaborativos e sustentáveis. Em alinhamento às diretrizes estratégicas da empresa, o foco foi oferecer aos gestores espaços de desenvolvimento emocional e autoconhecimento.

Objetivos da atuação da Onemind
A proposta foi criar condições para que os líderes da CASAN pudessem:
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Desenvolver inteligência emocional e ampliar a consciência sobre si mesmos e sobre os impactos de suas ações;
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Aprender ferramentas práticas para lidar com o estresse, os desafios cotidianos e as pressões do cargo;
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Reforçar o papel da liderança como promotora de uma cultura de cuidado e bem-estar, sem perpetuar a lógica da exaustão;
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Apoiar a construção de ambientes de trabalho mais equilibrados, saudáveis e com maior engajamento das equipes.
Ao cuidar da saúde emocional de seus líderes, a CASAN reforça seu compromisso com uma gestão mais humana, conectada e resiliente – pilares fundamentais para o presente e o futuro da organização.
Abordagem
Em 5 encontros, conduzimos uma jornada de desenvolvimento vivencial, com foco na autoliderança e nas competências socioemocionais.
Cada encontro foi estruturado para promover reflexões profundas, trocas significativas entre os participantes e vivências práticas que conectassem o conteúdo ao dia a dia dos líderes. A combinação entre teoria aplicada, dinâmicas colaborativas e espaços de escuta criou um ambiente seguro para o fortalecimento da consciência emocional, da empatia e da capacidade de agir com presença e equilíbrio diante dos desafios.

Etapas
1. Mapeamento Emocional dos Líderes: Iniciamos com uma escuta qualificada para compreender como os líderes estavam emocionalmente. Por meio de um mapeamento sensível e estruturado, foi possível identificar estados emocionais predominantes, fontes de estresse e percepções sobre o ambiente de trabalho. Essa etapa foi fundamental para calibrar as ações seguintes às reais necessidades do grupo.
2. Programa de Liderança: Capacitação em Gestão Emocional para a Nova Economia
Com base nos dados coletados, conduzimos um programa de desenvolvimento voltado à liderança contemporânea. Os encontros foram desenhados para fortalecer a inteligência emocional, ampliar a consciência sobre o impacto da liderança nos times e oferecer ferramentas práticas para a gestão das emoções em contextos desafiadores. Tudo isso com foco em promover uma cultura de cuidado, sem abrir mão da performance.
Impacto
Os resultados do programa de capacitação emocional para líderes da CASAN foram:
- Impacto positivo direto no desenvolvimento de capacidades emocionais essenciais para a liderança atual, como autoconsciência, empatia, regulação emocional e autocuidado.
- Desenvolvimento e fortalecimento de competências como Autocuidado & bem-estar, consciência Interpessoal e regulação da ansiedade.
- 84% dos participantes consideraram que conseguiram desenvolver habilidades socioemocionais.
- Com o resultado positivo, a organização expandiu o programa para outras lideranças, criando novas turmas.
Depoimentos
“O curso de Gestão Emocional para Líderes da OneMind foi o melhor curso que já fiz na empresa.
Esse curso me fez olhar de outra forma para a minha vida e não só no âmbito profissional. Me fez aplicar a atenção plena no meu dia a dia e mudar hábitos importantes que estavam adormecidos, através de uma imersão profunda de conhecimento sobre mim mesma e sobre o que realmente importa na minha vida.
Feliz daquele(a) que se permite parar e olhar para dentro, algo que essa jornada da OneMind proporciona com excelência! Agradeço imensamente a oportunidade!””
“Gestão emocional para líderes com OneMind é paz em meio a um turbilhão de demandas!
Diferente de tudo que tivemos na empresa, momento de autocuidado, de olhar para nós mesmos, esquecendo de tudo. Vale cada segundo de respiração controlada, aprendizado que levamos em várias situações do dia a dia dentro e fora da empresa!”
“Acredito que a participação dos líderes da CASAN no curso de gestão emocional é uma excelente oportunidade para se reinventar, rever conceitos e buscar mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.”
“A capacitação da OneMind foi muito interessante e na minha opinião todos os líderes deveriam participar. Foram encontros muito produtivos tanto para conseguir entender ao próximo quanto para a busca de autoconhecimento. Tivemos orientação sobre diversas técnicas para nos auxiliar no relacionamento não só com nossos colegas de trabalho como para a vida!”
“Um grupo diverso traz muitos desafios e saber lidar com a diversidade de personalidades é fundamental para saber extrair o potencial de cada colaborador, de forma positiva, sem causar desconfortos no clima organizacional. E este curso da OneMind, no meu ponto de vista, foi fantástico, trazendo essa fundamentação para ampliar a capacidade de liderança dos colaboradores da CASAN. Recomendo a todos os líderes”